quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pataxó

• ‘‘ Então preste atenção no barulho da água(...)Por que as ondas do mar vêm bater nas pedras e fazem pa-ta e quando voltam fazem xó. ’’
Os Pataxós Vivem em sua maioria na Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, ao sul do município de Porto Seguro, a menos de um quilômetro da costa, entre as embocaduras dos rios Caraíva e Corumbáu.
O território entre estes dois rios, o mar a leste e o Monte Pascoal a Oeste é reconhecido pelos Pataxó como suas terras tradicionais. Os pataxós são um povo indígena de língua da família maxaka-li, do tronco macro-jê. Considerados pelos europeus como mais primitivos e catequese e conquista mais difíceis. O povo pataxó é discreto, orgulhoso e consciente da sua raça, são verdadeiros guerreiros da atualidade que voltavam às origens e reaprendiam a viver em comunidade.
O contato com o homem branco provocou a perda da terra, dos costumes e até da própria língua da tribo pataxó. Antigamente, os pataxós viviam de forma simples, somente da caça e da pesca.Hoje eles vivem do artesanato,da caça , do cultivo de produtos agrícolas (araruta) e da confecção de colares e pulseiras.

2 comentários:

  1. Achei bem interessante, mas por favor, eu gostaria de saber como essa tribo teve a sua diminuição, pois sei que ainda não foi extinta. Não encontrei em lugar nenhum,agradeceria muito
    se pudessem me ajudar !! =) obrigada !!

    ResponderExcluir
  2. e beem interessante a pergt da garota ! Tambem gostaria de saber !

    ResponderExcluir