quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Xacriabá

Os Xacriabás são um grupo indígena que habita o estado brasileiro de Minas Gerais,falam um dialeto da língua A’uwen,são a mistura de índio com negro, 8.380 índios.
Os Xacriabás estão localizados em São João das Missões, Minas Gerais.Os Xacriabás, no passado, também eram chamados acroás e habitavam a Bahia, onde também foram chamados de coroás, o Piauí, onde foram chamados gamelas, e o estado de Goiás.
No período pré-colonial, os Xacriabás não tinham um território definido e ocupavam várias regiões no vale do Tocantins, Goiás e às margens do rio São Francisco.
A Tribo sofreu repressão e violência e em 1728, Januário Cardoso doa uma faixa de terra aos índios acabando com as missões em São João.
Os Xacriabás teve muitos conflitos com os Brancos como:
o Incêndio do Curral de 1927;
o Investida de não índios sobre território doado;
o No dia 28 de fevereiro de 1932 foi registrado o termo de doação de 1728;
o Em 1950, o território doado passa a ser considerado terra devoluta.
o Em 1989, a área indígena foi homologada e registrada.
No século XVIII, o maior responsável pela morte de índios Xacriabás foi o bandeirante Matias Cardoso de Almeida. Posteriormente, chegaram os missionários que começaram a aldear para poder catequizar e assim ter domínio sobre a tribo. Em 1927 ocorreu um dos mais graves conflitos já registrado na história do grupo dos Xacriabás, o episódio do Incêndio do Curral de Varas.
A caça e a pesca foram atividades importantes para os Xacriabás quando ainda tinham acesso ao rio São Francisco e as matas dos Gerais ocupavam maiores extensões.
Tornaram-se grandes agricultores e criadores de gado e de animais de pequeno porte, mesmo vivendo em uma região dominada pela seca. Cultivam produtos, como o milho, a mandioca, a cana e várias espécies de feijão.Um dos problemas atuais dos Xacriabás é o sistema de abastecimentos de água precária: Poços Artesianos com bombeamento por compressores e com distribuição, em determinada época, racionada.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber mais sobre essa questão do acesso a água pois estou escrevendo um artigo sobre isso. email:sabrina5thamy@yahoo.com.br
    Blog:sabrinathamago.blogspot.com

    ResponderExcluir